Introdução:
Nos Estados Unidos, o Nintendo GameCube foi o lanterninha no ramo dos consoles. O PlayStation 2 da Sony e o Xbox da Microsoft certamente foram mais populares e ganham mais atenção da mídia. No final de 2002, por exemplo, o PlayStation 2 gerou polêmica com o lançamento do seu novo jogo Grand Theft Auto: Vice City e a Microsoft conseguiu emplacar a sua rede online de jogos, a Xbox Live (em inglês).
O GameCube |
No Brasil:
Ao contrário do que aconteceu nos EUA, o GameCube chegou a ser mais vendido que o Xbox no Brasil, de acordo com estimativas para o ano de 2005 dos institutos de pesquisa Ibope, IDG Analysis e da Trevisan Consultores. Cerca de 33 mil unidades do GameCube foram comercializadas no país até aquele ano, enquanto o Xbox teve apenas 11 mil consoles vendidos no mesmo período.
Um dos motivos é que o console da Nintendo chegou a ser trazido oficialmente ao país pela Gradiente. Nintendo e Gradiente, porém, se desentenderamm e romperam o acordo de distribuição. Depois disso o console passou a ser trazido oficialmente por lojas especializadas e também por vias não-oficiais.
Neste artigo, vamos descobrir tudo sobre o GameCube e como ele lidou com os concorrentes.
Explorando o Cube
Apesar do nome, o GameCube não é um cubo, as suas dimensões são 15 cm de comprimento, 15 cm de largura e 11 cm de altura. Ele é um bloco retangular bastante compacto. O GameCube é vendido em várias cores diferentes, da mesma maneira que o videogame antecessor, o Nintendo 64. Uma alça atrás da máquina facilita o seu transporte.
A edição limitada GameCube platinum |
A Nintendo não se dedicou muito à estética do console, mas a parte interna é impressionante. Vamos conhecer os componentes internos do GameCube e saber o que eles podem fazer.
- O GameCube possui um microprocessador IBM de 485 MHz, uma extensão da arquitetura PowerPC da IBM. Ele tem uma taxa de transferência máxima de 2,6 GB por segundo. O Gekko (codinome do processador) também tem 256 kilobytes (KB) de memória cache L2.
- Um chip gráfico de 162 MHz da ATI (em inglês) chamado "Flipper" permite que o GameCube produza cerca de doze milhões de polígonos por segundo. Os polígonos são responsáveis pela formação dos gráficos 3D. Quanto mais polígonos, mais definida e clara é a imagem. Só para comparar, o Nintendo 64 produz 150 mil polígonos por segundo.
- Um processador especial com sinal digital de 16-bit suporta 64 canais de áudio.
- O GameCube tem 40 MB de memória RAM (24 MB 1T-SRAM e 16 MB memória DRAM de 100 MHz).
- Os jogadores podem ligar um modem ao GameCube. O modem se conecta a uma porta serial na parte de baixo do console. Ele permite que os usuários se conectem a uma rede em que podem trocar dados e jogar pela Internet.
Modem de 56K |
Modem de banda larga |
Outras características do GameCube:
- o controle sem fios Wavebird (vendido separadamente)
- duas entradas para cartões de memória
- porta paralela de alta velocidade
- duas portas seriais de alta velocidade
- saídas de áudio e vídeo analógicas e digitais
- quatro entradas de joystick
O controle sem fios do GameCube |
Os jogos:
O GameCube utiliza pequenos discos proprietários em vez de cartuchos |
Na realidade, a maior diferença entre os consoles é o seu catálogo de jogos. Os jogadores escolhem determinado console, dependendo do título do jogo que eles mais gostam. O PlayStation 2 foi criado com uma grande quantidade de títulos, já que ele é retrocompatível com o PlayStation 1 e foi lançado antes dos outros consoles. Já o Xbox tem uma coleção de jogos de alto nível direcionados ao público adolescente e adulto (por exemplo, Halo e Splinter Cell).
A principal estratégia da Nintendo é lançar jogos exclusivos com personagens conhecidos no mundo dos games. Mario, Star Fox e Samus de Metroid são personagens principais de grandes jogos de consoles antigos da Nintendo. Esses personagens também aparecem em títulos exclusivos para o GameCube. A Nintendo também teve um contrato com a Capcom para lançar novos jogos da série Resident Evil.
Uma tela do jogo Metroid Prime |
Uma tela do jogo Super Mario Sunshine |
Uma tela do jogo Resident Evil Zero |
Entretanto, esta estratégia tem um ponto negativo. Como o personagem principal da Nintendo é o Mario, que mais parece um desenho animado, o GameCube foi classificado como um videogame para crianças, coisa que não é verdade, pois existem títulos direcionados ao público adulto.
Resident Evil Zero |
Spider-Man: The Movie |
Super Smash Bros. Melee |
Madden NFL 2003 |
Uma vantagem do GameCube em relação aos concorrentes é a possibilidade de interagir com o Game Boy Advance (GBA), o videogame portátil da Nintendo. O GBA se conecta à entrada do joystick e permite a comunicação dos dois sistemas com jogos específicos. Em maio de 2003, a Nintendo lançou um acessório que permite que você jogue games de GameBoy na televisão, através do GameCube.
O Game Boy Player, lançado em maio de 2003 |
No fim, quem sai lucrando nesta guerra de consoles são os jogadores. Para tentar superar o concorrente, os fabricantes começam a lançar títulos cada vez melhores.