segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

GameCube Portátil



Com um visual bem bacana, este portátil possui controles perfeitamente integrados, o leitor de disco fica sob o display LCD, plástico que evita impressões digitais e um design bem legal. Mas há um porém:

O GameCube de techknott, membro do fórum ModRetro, foi montado às pressas, e infelizmente não tem baterias. Então, apesar de ser portátil, é necessário um adaptador AC para ligá-lo.





De qualquer maneira, o visual compensa. E o modder promete uma versão com tudo mais quando ele tiver mais tempo.

Fonte: Giz Modo Brasil

Desenvolvedor do portátil: Techknott

domingo, 5 de dezembro de 2010

Guia de Cabos de Vídeo para GameCube

Esse guia serve de orientação para aqueles que conhecem pouco ou desejam saber mais sobre todas as conexões de vídeo possíveis para o Nintendo Game Cube, considerando como a mais básica a conexão de vídeo composto, conhecido pelo plug “RCA” de cor amarela.

Não existe cabo de vídeo digital para Nintendo Game Cube. Existem cabos que fazem uso da saída digital de áudio e vídeo, mas convertem o sinal para o modo analógico. O processo se dá dentro do próprio plug do cabo. Seu uso é apenas para vídeo, entretanto.
É necessário que o aparelho tenha a saída DIGITAL AV OUT, presente apenas nos modelos DOL-001 e DOL-002 (Brasileiro, marca Gradiente).

Os cabos são o Component Video Cable (Cabo de vídeo componente, amplamente compatível com TV e HDTV de fabricação recente) e o D-Terminal Cable (conexão mais comum no Japão e rara de se encontrar no Brasil), ambos analógicos e necessários para obter-se imagens com varredura progressiva - progressive scan - nos jogos compatíveis (leia o manual de instruções do jogo).
Pode-se encontrar no mercado, apesar da raridade, o VGA Cable para Nintendo Game Cube, uma modificação do Component Video Cable/D-Terminal Cable que apenas* funciona com os jogos que tenham progressive scan.
Para habilitar o modo de varredura progressiva, inicie o jogo segurando o botão B, e então confirme com o botão A quando do surgimento da pergunta sobre o modo progressive scan.
Não existe (ainda) cabo DVI ou mesmo HDMI para Nintendo Game Cube.

*: Alguns modelos de HDTV e antigos monitores de PC aceitam o modo VGA de 15khz (entrelaçado). VGA é, na maioria das vezes, progressive scan. O sinal é de 31khz. Caso seu monitor aceite sinais entrelaçados para VGA, os jogos sem esse recurso (também os menus do Game Cube) poderão ser visualizados.



Cabo de Audio e Vídeo padrão Nintendo:

Cabo com conexões padrão RCA, sendo o cabo de cor amarela (Cabo de Vídeo Composto) responsável pelo vídeo e os demais pelo som, sendo vermelho para os sons da direita e o branco para os sons da esquerda, sendo também utilizado por padrão para o som MONO. Para se obter som STEREO, é necessário usar ao mesmo tempo os lados direito e esquerdo.
Há muitas marcas no mercado, mas as mais indicadas para obter-se a melhor qualidade são MONSTER e NINTENDO, respectivamente.

Compatibilidade:

Super Nintendo, Super Nintendo Baby (apenas modelos com saída MULTI OUT, pois existem também modelos com apenas a saída de RF) Nintendo 64 e Nintendo Game Cube (todos os modelos).

Cabo de Áudio e Vídeo

  
Cabo de S-VIDEO/S-VHS

Cabo de vídeo separado. Traz uma qualidade de sinal superior ao vídeo composto. Seu plug lembra muito o encaixe PS2 para mouse/teclado. Alguns cabos disponíveis no mercado também têm um plug extra para vídeo composto.
Há uma grande quantidade de marcas disponíveis no mercado para o cabo de S-VHS de Nintendo Game Cube, sendo que alguns deles são “universais”, trazendo compatibilidade com PlayStation 1 e 2, Dreamcast e Xbox. Falando de Nintendo, o cabo é compatível com o primeiro modelo de Super Nintendo, mas não com o modelo Baby. Também é compatível com o Nintendo 64.

Cabo S-Vídeo e A/V

Entrada de S-VHS na TV


 Todos os modelos de Nintendo Game Cube aceitam esse cabo. Entre as melhores marcas, mais uma vez as mais indicadas são MONSTER e NINTENDO.

Para os usuários de televisores de CRT (Tubo de imagem, tubão, tubo de raios catódicos), esse cabo traz a melhor relação entre custo x benefício.

Cabo de Vídeo Componente (Component Cable)

 

Compatível apenas com os aparelhos DOL-001 e DOL-002, esse cabo é praticamente obrigatório para se ter alguma qualidade na imagem quando da utilização de HDTV. Apenas com ele ou cabos de qualidade superior é possível ter o recurso do progressive scan, presente na maioria dos jogos de GC.

Por fazer uso da saída de vídeo digital do Nintendo Game Cube, esse cabo necessita de um conversor dentro dele, um Circuito Integrado (CI) que converta o sinal de vídeo de digital para analógico (DAC – Digital to Analog Converter), o que torna o cabo mais que um acessório comum, praticamente um hardware.

Esse cabo não tem fios para o som, sendo necessário o uso simultâneo de um cabo de Áudio e Vídeo na porta MULTI OUT para tais conexões.

Cabo Vídeo Componente

 Todas as conexões iguais ou melhores que vídeo componente serão compatíveis apenas com DOL-001 e DOL-002

Cabo D-Terminal (D-Terminal Cable)

Conexão comum no Japão, traz qualidade ligeiramente superior ao vídeo componente, apesar de tratar a imagem de forma semelhante. Também traz consigo um DAC. Muitos confundem esse cabo com um cabo DVI, sendo que tal cabo sequer existe para Nintendo Game Cube. Dificilmente seria útil para uma conexão típica de vídeo no Brasil, já que usamos o padrão dos Estados Unidos para tais cabos.
Esse cabo não tem fios para o som, sendo necessário o uso simultâneo de um cabo de Áudio e Vídeo na porta MULTI OUT para tais conexões.

Cabo D-Terminal

Conexão na TV/HDTV é assim:


Cabo VGA

Cabo criado a partir da modificação de um Cabo de Vídeo Componente ou de um D-Terminal para a conexão de maior qualidade em HDTV ou monitores de PC. Obtém-se melhor resultado com o uso de monitores CRT, por conta de sua capacidade em suportar, com maiores qualidades de exibição, resoluções menores que a máxima do monitor.

Compatível apenas com jogos que permitam o Progressive Scan, já que não se trata de uma simulação de VGA como ocorre no PlayStation 2 e o questionável Xploder HDTV, e sim VGA real, semelhante ao Sega Dreamcast.
Esse cabo não tem fios para o som, sendo necessário o uso simultâneo de um cabo de Áudio e Vídeo na porta MULTI OUT para tais conexões.

Cabo VGA

Resoluções suportadas:

Vídeo Composto: 640x480i

Vídeo Separado (S-VHS): 640x480i

Vídeo Componente: 640x480i e 640x480p

D-Terminal: 640x480i e 640x480p

VGA: 640x480p (além de progressive scan, a imagem apresenta intensas melhorias por também fazer uso de Vertical Sync e Horizontal Sync)

i: interlaced, entrelaçado.
p: progressive, progressivo. (Maior qualidade no resultado final, mas depende que o jogo e a TV suportem tal recurso).

Fonte: Comunidade Game Cube/BR (Orkut)


Guia criado por: Alencar Faria